Modo noturno

Estereótipos no entreterimento

18 de ago de 2016

Há tempos não faço uma critica social aqui no blog. E hoje eu vou fazer uma. Uma analise da sociedade e falar sobre algumas conssequencias das mudanças no entreterimento, para quem o produz.

,

Inumeras vezes eu falei e critiquei os estereotipos no entreterimento. Mas, também conheço bem a importancia que eles tem para quem produz. Nesse post eu vou falar do ponto de vista de quem produz. De quem já tem uma longa carreira, muitos trabalhos feitos e uma fanbase gigante.

Para quem não tem tanto a perder, quanto as gigantes - quando digo gigantes, digo: Disney, Warner, Fox - não tem muito com o que se preocupar. Uma produtora que fica na casa de alguém, gasta muito pouco, se considerar a quantia que foi gasto para produzir os melhores filmes do Batman, não tem tanto a perder se não a rotina e uma boa quantia em dinheiro. E o que essas pequenas produtoras perdem, considerando o enorme prejuizo de gigantes no ramo do audiovisual, que chegam a um prejuizo de milhões de dolares, é algo muito pequeno.

As grandes produtoras dependem muito de divulgação. E com isso são gastos milhares de dolares para pagar o salário de quem edita os videos, cria posters, reserva um horário para transmitir a propaganda na TV, etc. Tirando os milhões que são gastos com cenários, aluguel de algum local para ser o set de filmagem e o salário dos atores, que costumam ser muito alto. Depois de ler esse post, pesquisem sobre o quanto ganham, atualmente, a equipe que faz a dublagem original de The Simpsons. Exceto produtoras que tem um canal oficial na TV a cabo (ou incluindo, com a chegada da internet, que ta ganhando) essas produtoras ganham boa parte de sua grana com patrocinadores. Muitas vezes vocês ouviram a palavra "Star Bucks em vários filmes e séries.

Isso é uma parte do salário de quem trabalha atrás das cameras.

Agora vou parar de falar de grandes produtoras e falar sobre produtoras que estão quase lá. E que faz um trabalho FODA! Sim, galera fora do comum. Vou falar da minha favorita entre brasileiras. A Combo Estúdio. Produzem animações fodas há anos e é muito menor que Disney, Warner, Fox etc. Já produz, há um tempo, a animação Animatoons, do Canal Nostalgia, do Felipe Castanhari. E atualmente produz a animação O (Su)real Mundo de Any Malu. Uma "Youtuber" 100% animada. - Até hoje não conssegui sacar direito, se animam 100% em stop-motion ou se é um 3D cartoonizado.

MAS QUE IDÉIA GENIAL!!

Eu não sei exatamente o quanto eles gastam com cada produção. Mas, com certeza, eles não tem que gastar mais de $40.000 para pagar o salário da equipe de dublagem. Claro que eles perderiam muita coisa nisso tudo. Mas a Combo Estúdio não precisa depender de anuncios para a TV, posters, pagar tradutores (ainda), e vários personagens podem ser dublados pela mesma pessoa. A Combo Estúdio não é uma produtora muito pequena, mas também não é grande o bastante para pagar muitos funcionários. Para ter uma idéia, tem gente que faz mais do que dublar, na Combo Estúdio. Da uma olhada nos créditos. E agora a situação financeira está ficando apertada para a empresa. Até gravaram um video patrocinado, sobre Suicide Squad.

Agora vou incorporar nesse post, um video para quem não conhece essa criação. É gratuíto, então desativem o Ad-block para que possam ganhar U$0,10, po cada 100 views em um dia.=)

Direto ao ponto

E por isso a importancia dos estereótipos, no entreterimento. Pois, por serem populares, mais pessoas consomem e menor é o prejuízo financeiro. Essas empresas pagam anunciantes, salário dos funcionários, o terreno onde fica o estúdio - ou o aluguel do mesmo - e querendo ou não, eles acabam sendo escravos de certos estereótipos.

Claro que, se abusarem dos estereótipos, o conteúdo fica uma merda! Mas em dose certa, pode ficar algo bem legal e não muito apelativo. - Há não ser que o(a) personagem seja apelativo(a).

Mas isso não impede de que sejam criadas novas idéias, novos modelos, novos conceitos. Bizarrices são bem vindas!=)

Por enquanto é só, galera. Gostaria de ver pessoas civilizadas comentando o que pensam.=) Um abraço a todos!

PS:Gostaria de ser entrevistado no programa de entrevistas da Any Malu. Mas pela Agatha.;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário